Pilares de uma Educação Infantil de qualidade

Pilares de uma Educação Infantil de qualidade

07/12/2021

share buttons


A escola, normalmente, é o primeiro espaço fora do ambiente familiar no qual a criança insere-se de forma sistemática. Para tanto, é missão da escola, em parceria com a família, garantir alguns aspectos que são considerados essenciais para um ambiente saudável na primeira infância, já que esse é um período crucial, no qual são construídas bases físicas, emocionais, sociais e intelectuais que terão um grande impacto em toda a vida da criança.
Confira 6 experiências essenciais que devem ser garantidas em uma educação infantil de qualidade:


Higiene

Banhos, trocas de fralda, de roupas e outros momentos cotidianos de higiene são importantes por diversas razões. Uma delas é a evidente necessidade de manter a criança limpa, evitando assaduras, infecções e outros agravos. Outra razão, tão ou mais importante, tem a ver com o impacto emocional resultante das experiências de cuidado. Poder contar com adultos atentos aos momentos de cuidado possibilita à criança sentir que tem um valor e que pode confiar nos adultos que dela se ocupam.


Alimentação

A qualidade do processo de alimentação, no início da vida, tem um impacto muito grande para a criança, já que a boa nutrição interferirá em seu crescimento, em termos de peso e altura, e no processo de desenvolvimento cerebral, motor, intelectual, social e emocional.


Sono

O sono é uma necessidade fisiológica que afeta o desenvolvimento integral da criança na primeira infância. A alternância rítmica entre momentos de vigília (alerta) e sono faz parte da vida humana e, nos primeiros anos de vida, é gradativamente organizada, de forma muito individual, pela criança. Cabe aos adultos contribuir para que esse ritmo constitua-se da melhor forma possível, garantindo a qualidade tanto dos momentos de sono quanto dos momentos em que a criança está alerta.


Vínculos

Para que os vínculos estruturem-se, os cuidadores devem atender às necessidades básicas de alimentação, higiene e cuidado físico e, também, promover a segurança e o acolhimento necessário para as crianças. Quando o adulto compreende, traduz e interpreta as manifestações da criança, respondendo-lhes com respeito, o vínculo vai se formando. Na Educação Infantil, a constituição de vínculos seguros e estáveis é a base a partir da qual todas as experiências de aprendizagem ocorrerão, já que é o vínculo que irá também possibilitar a construção da autonomia da criança.


Autonomia

O desenvolvimento da autonomia na primeira infância é gradual e propicia que as crianças, na primeira infância, sintam-se seguras para explorar o mundo físico e social à sua volta, com desejo, afinco e segurança em si mesmas. Além disso, ao longo da vida, a construção da autonomia possibilita que os sujeitos constituam-se como cidadãos éticos e globais, capazes de resolver conflitos e problemas, além de auxiliar em todos os processos de aprendizagem.


Brincar

Brincar é a vida da criança, é algo que ela faz de forma automotivada e simplesmente pelo prazer que sente com essa experiência. Ao brincar, as crianças vivenciam inúmeras possibilidades de interações, sentimentos, emoções e uso potencializado da imaginação e da criatividade, realizando aprendizagens fundamentais e dinamizando diferentes aspectos de seu desenvolvimento, com ganhos significativos à constituição da sua personalidade. O brincar é o contexto mais importante de aprendizagem na primeira infância.

A escola, embora também tenha que garantir essas experiências, traz uma nova perspectiva para a vida da criança: ela amplia o mundo de experiências possíveis ao inseri-la em um ambiente coletivo e mais complexo e ao oportunizar-lhe um conjunto de conhecimentos e vivências intencionalmente organizadas e acompanhadas por profissionais. As práticas pedagógicas podem ser diversas, de acordo com a proposta e a metodologia seguidas pela instituição. É importante que o ambiente escolar seja um espaço acolhedor e atrativo, que desperte o interesse e propicie o desenvolvimento da criança de acordo com as necessidades de cada faixa etária.

***

Esse conteúdo faz parte do Guia de cuidados na primeira infância, produzido pelo Colégio Farroupilha em 2021, destinado a pais e demais cuidadores de crianças de zero a seis anos. O material pretende, ainda, qualificar as práticas dos profissionais que atuam junto à primeira infância, incentivando-os e fortalecendo-os para um trabalho de colaboração e apoio às famílias, e contribuir na disseminação de uma cultura de valorização e cuidado na primeira infância, em diferentes contextos profissionais e na sociedade como um todo.

Para saber mais, faça o download do Guia de Cuidados na Primeira Infância aqui.