INTELIGÊNCIA COLETIVA – 10ª EDIÇÃO

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10ª EDIÇÃO

INTELIGÊNCIA COLETIVA

Conectando sentidos: ser professor em contextos de transformação

PRESENCIAL

Painéis / Workshops /
Relatos de práticas /
Networking.

SOBRE O EVENTO

A 10ª edição do Inteligência Coletiva convida os professores e demais educadores a se conectarem com os diferentes sentidos que envolvem a profissão docente e a construírem novas perspectivas, por meio de experiências coletivas que promovam movimentos de ação-reflexão-ação sobre os variados aspectos que constituem a docência: o professor enquanto sujeito que “é, sente, age, conhece, aprende e intervém”, em suas dimensões pessoais e profissionais. 

Com o propósito de reafirmar a posição docente, esse encontro formativo alicerça-se na premissa de que a formação acontece no âmbito de escolas em rede e com educadores protagonistas na produção de seus saberes e valores.

PARA QUEM

PARA QUEM

Educadores e demais profissionais interessados no tema

4 ENCONTROS

QUANDO

24 de agosto, quarta-feira, das 19h30 às 21h30
27 de agosto, sábado, das 8h às 12h30

MATERIAIS

ONDE

Colégio Farroupilha
Rua Carlos Huber, 425 – Três Figueiras, Porto Alegre/RS

BENEFÍCIOS E BÔNUS

CERTIFICADO

De 6 horas, disponível para download após responder à pesquisa sobre o evento

DURAÇÃO

INSCRIÇÕES

De 10 a 23 de agosto 

A inscrição à conferência de abertura dá acesso somente ao evento no dia 24/08/2022.

A inscrição para os dois dias de evento dá acesso à conferência de abertura (dia 24/08/2022), ao painel de encerramento e possibilita escolher 1 workshop e 2 relatos de prática – com vagas limitadas (dia 27/08/2022).

CERTIFICADO

DURAÇÃO

6 horas

INVESTIMENTO

INVESTIMENTO

Acesso à conferência de abertura – 24/08/2022:
Escolas privadas – R$ 40,00
Escolas públicas – R$ 20,00
Estudantes cursando a 1ª graduação ou Magistério – R$ 20,00

Acesso aos dois dias de evento – 24/08/2022 e 27/08/2022
Escolas privadas: R$ 98,00
Escolas públicas: R$ 49,00
Estudantes cursando a 1ª graduação ou Magistério – R$ 49,00

PROGRAMAÇÃO

(Clique sobre os itens para ler mais)

DIA 24 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)

DAS 19h30 ÀS 21h30 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA

19h30 – Solenidade de abertura com Orquestra Villa-Lobos e
apresentação de Dança Contemporânea


20h – Conferência: Conectando sentidos e práticas: Ser professor em contextos de transformação

Com: Celso Vasconcellos

DIA 27 DE AGOSTO (SÁBADO)

DAS 8h ÀS 8h30 – WELCOME COFFEE E RECEPÇÃO COM ATRAÇÕES CULTURAIS

DAS 8h30 ÀS 10h  – WORKSHOPS

Workshop 1 – Estudos de cores e texturas inspiradas nos mestres da pintura
Workshop de apresentação do trabalho da linguagem da pintura e colagem na proposta voltada para a Educação, especialmente para a Educação Infantil, no contexto do trabalho no ateliê. A atividade envolverá atividades práticas, envolvendo obras de artistas selecionados e evidenciando como cada um deles criou suas obras, além de práticas de leitura de imagens.
Com: Claudia Martins Costa, do Colégio Farroupilha
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Workshop 2 – Desmistificando a eletrônica: experiências e sentidos para o aprender
Experiência para oportunizar a qualquer educador a exploração do universo da eletrônica e trazê-lo, com sentido e essência, para sua prática pedagógica. O workshop propõe conhecer, experimentar e aplicar conhecimentos básicos de eletrônica que podem ser vinculados à prática pessoal e profissional de forma significativa.
Com: Lucas Prates Martins e Caroline Becker, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Personalização do ensino e constituição de ambientes plurais de aprendizagem

Workshop 3 – Protagonismo na Educação Infantil: Tessituras do Cotidiano, alicerces para a vida
A partir de vivências com materialidades diversas e práticas que possam desenvolver a criatividade e o protagonismo de crianças e adultos, o workshop busca sensibilizar os educadores para que ampliem seu modo de perceber a infância, comprendendo-a como uma etapa potente e de direitos, e para que percebam que a criança faz escolhas e produz cultura a partir de sua curiosidade e de seus conhecimentos. A atividade envolve, ainda, diferentes linguagens, como música, imagens e poesia.
Com: Glauce Cristine Pires Bencke e Sílvia Crestani, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Workshop 4 – Literatura é top, Literatura é Tec, Tá no Scratch, Tá no 4° ano, Tá no Farroupilha
Workshop de partilha vivencial de atividades literárias desenvolvidas a partir da obra Cuidado, não olhe pra trás, no ambiente de programação Scratch. Serão enfatizadas experiências de aprendizagem lúdicas, saborosas, criativas e tecnológicas, visando desenvolver a prática da leitura eficiente e prazerosa tanto como hábito quanto como ferramenta para a decifração de diferentes códigos que se apresentam nas experiências práticas.
Com: David Machado e Vera Regina da Silva dos Santos, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Workshop 5 – Bairro Natalino: um mundo encantado de possibilidades desplugadas
Inspirado em um projeto interdisciplinar envolvendo História, Geografia e Tecnologia e Pensamento Computacional, que envolveu o estudo e a montagem de uma maquete de um bairro ambientado no Natal, este workshop propõe desenvolver uma atividade maker, envolvendo o pensar computacionalmente e a resolução de problemas. Para tanto, os participantes serão convidados a vivenciar experiências vinculadas aos 4 “Ps” da aprendizagem criativa: projetos, pares, paixão e pensar brincando. Nesse contexto, os EletroBloks serão uma das ferramentas a serem exploradas, a qual possibilitará a iluminação do bairro.
Com: Lidiane Wiedenhoft, Margarete Santos e Simone Vieira, do Colégio Farroupilha
Eixo: Personalização do ensino e constituição de ambientes plurais de aprendizagem

Workshop 6 – Prática de instalação elétrica com viés sustentável
Esse workshop visa contextualizar conceitos básicos da eletricidade e seu uso doméstico por meio de atividades práticas simples. A atividade baseia-se na prática e na análise de conceitos da eletricidade na construção de emendas, extensões e tomadas elétricas,a fim de desenvolver atitudes diárias que minimizem o consumo de energia elétrica e previnam problemas na instalação elétrica doméstica.
Com: Gentil César Bruscato, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Workshop 7 – Empreendedorismo social no Itinerário Projetos de vida
Como despertar o engajamento dos adolescentes e oportunizar reflexões transformadoras por meio do empreendedorismo social? Esse workshop tem o objetivo de desenvolver a aprendizagem colaborativa a partir de vivências com foco no empreendedorismo social. Os participantes serão convidados a explorar ferramentas como o Canvas Volunteering Model, pela metodologia do Design Thinking, e “5W2H”, as quais são utilizadas na elaboração de projetos dessa área.
Com: Kátia Beppler Macagnan e Marina Valenzuela, do Colégio Monteiro Lobato
Eixo: Convivência e desenvolvimento socioemocional

Workshop 8 – Estatística e tomada de decisão: propostas de aprendizagem ativa nos Anos Finais e no Ensino Médio
O caráter interdisciplinar da Estatística determina a relevância de sua aprendizagem, constituindo-se um instrumento de análise da realidade, visto que dados são números que expressam um determinado contexto. Dessa forma, o workshop visa proporcionar a vivência de atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades referentes a essa área, mediante abordagem conceitual e didático-pedagógica pautada nas normativas estabelecidas pela BNCC.
Com: Elisabete Rambo Braga e Clarissa Coragem Ballejo, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Workshop 9 – Itinerários literários: um percurso interdisciplinar entre obras da literatura infantil e atividades curriculares
O workshop terá como inspiração práticas pedagógicas realizadas no 1º ano dos Anos Iniciais, que tiveram como objetivo fomentar a aprendizagem significativa a partir da literatura infantil. Compreendemos que as obras literárias são ferramentas que potencializam o fazer pedagógico, desenvolvendo as competências e habilidades necessárias para uma educação integral. Os participantes serão convidados a explorar obras selecionadas e provocados a pensar em estratégias didáticas, de natureza interdisciplinar, para a utilização das histórias.
Com: Daniela Lopes Farias e Ledi Pires de Oliveira Chiobatto, do Colégio Farroupilha
Eixo: Personalização do ensino e constituição de ambientes plurais de aprendizagem

Workshop 10 – Quem sou eu em Porto Alegre? Projeto interdisciplinar sobre a identidade e o patrimônio cultural da capital
O workshop terá como inspiração um projeto realizado pelo 3º ano, o qual visou proporcionar aos estudantes vivências sobre a história de Porto Alegre, mostrar relações entre os monumentos históricos presentes nos caminhos da cidade e evidenciar fatos marcantes que constituem a construção da identidade cultural da capital gaúcha. Os participantes, além de conhecerem a intencionalidade dessa iniciativa, também serão convidados a explorar diferentes estações de aprendizagem, que ilustrarão as mesmas vivências realizadas pelos estudantes no contexto deste projeto.
Com: Letícia Tyski e Aline Lima, do Colégio Farroupilha
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Workshop 11 – Dando cor a Porto Alegre: experiência de sensibilização inspirada no projeto do livro do 9º ano
O workshop tem o objetivo de explorar a sensibilidade por meio de cores e música, bem como de refletir sobre cenários futuros e possíveis para o nosso mundo. Para tanto, será realizada uma sensibilização com técnica de projeção de cores e ambientação musical, discussão sobre ações e momentos que colorem a vida de cada um. Ao final, será realizada a escrita de um pequeno texto, colocando os participantes como protagonistas em uma reflexão sobre cenários futuros e possíveis para a cidade de Porto Alegre.
Com: Priscila Ligoski e Daniele Fetter, do Colégio Farroupilha
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Workshop 12 – Desafio do Censo: introdução ao uso de dados demográficos por meio de aprendizagem ativa
O workshop oportunizará aos participantes vivenciarem uma experiência de aprendizagem realizada com estudantes dos Anos Finais, a qual visou desenvolver noções sobre coleta de dados populacionais e sua importância na gestão de políticas públicas e na tomada de decisão. O formato de desafio coletivo proporciona a aprendizagem “mão na massa”, o trabalho em grupo e a autonomia.
Com: Ronaldo da Silva Noguez, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Workshop 13 – Experimentando a Língua Alemã no Laboratório de Química
O workshop proporcionará uma experiência de imersão na língua adicional Alemão, no Laboratório de Química, combinando teoria e prática do uso da língua por meio de um experimento que dialoga com diferentes métodos e áreas do saber. Nesse sentido, possibilitará uma experiência de imersão do ambiente escolar com Design thinking e cultura maker, a conexão entre teoria e prática do uso da língua, saindo da sala de aula e aprendendo o idioma em outro espaço, além do vocabulário específico para a atividade.
Com: Valesca Trindade Altenhofen e Luciane Boges Genehr, do Colégio Farroupilha
Eixo: Personalização do ensino e constituição de ambientes plurais de aprendizagem

Workshop 14 – Desenvolvendo a empatia: experiência “Histórias de vida: em seu lugar”
O workshop visa oportunizar um espaço de vivência e de reflexão relacionado à empatia, habilidade socioemocional fundamental para as boas relações e convivência saudável em sociedade. A partir da escuta de áudios de histórias de vida com temáticas diferenciadas, os participantes serão convidados a compartilhar sentimentos, pensamentos e percepções sobre fatos marcantes no âmbito das relações humanas e a refletir sobre o impacto destes na convivência e no desenvolvimento socioemocinal.
Com: Greicy Boness de Araujo, Letícia Maccari e Patrícia Moreira, do Colégio Farroupilha
Eixo: Convivência e desenvolvimento socioemocional

Workshop 15 – Música, corpo e movimento na infância: uma proposta integrada
O workshop tem o objetivo de compartilhar propostas, envolvendo, de forma integrada, Música e Educação Física, que possam contribuir para a prática dos educadores de diferentes áreas. Serão exploradas atividades com movimentos corporais, dança, alongamentos e momentos de relaxamento, por meio de práticas individuais, em duplas e em pequenos grupos.
Com: Gustavo Poester Fetter e Lucas Fagundes Avila, do Colégio Farroupilha
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Workshop 16 – Desenvolvendo o conceito de equilíbrio mecânico da Educação Infantil ao Ensino Médio
As habilidades e competências devem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo dos níveis de aprendizagem para que o mesmo objeto de conhecimento possa ser construído e ressignificado com maior complexidade. Assim, propõem-se uma metodologia associada ao mundo maker que promova o protagonismo e o engajamento de estudantes no desenvolvimento de conceitos. No workshop, os participantes vivenciarão propostas vinculadas ao desenvolvimento do conceito de equilíbrio mecânico em quatro etapas: Educação Infantil – reconhecendo o equilíbrio; Ensino Fundamental Anos Iniciais – reconhecendo o corpo; Ensino Fundamental Anos Finais – aplicando o equilíbrio e, por fim, o Ensino Médio – desafiando o equilíbrio.
Com: Cauê Mateus Finkler, do Colégio Farroupilha
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Workshop 17 – Educar com Histórias – Potencializando a imaginação e a criatividade
Qual é a melhor forma de se comunicar com a criança? O workshop aborda diferentes maneiras de contação de histórias e recursos lúdicos. O público será convidado a experimentar na prática como desenvolver as faculdades criativas e imaginativas das crianças, gerando, assim, conexão e competências socioemocionais.
Com: Patricia Trentini Schenkel e Alzira Sauer, da Escola Giordano Bruno
Eixo: Convivência e desenvolvimento socioemocional


DAS 10h ÀS 10h30 – INTERVALO

COFFEE BREAK E ATRAÇÕES CULTURAIS

DAS 10h40 ÀS 11h20 – RELATOS DE PRÁTICAS

Dupla de relatos 1

1A – Exposição fotográfica e filme Em Frente: Diálogos sobre identidade e representação étnico-racial no ambiente escolar
O relato abordará o tema da invisibilidade dos sujeitos negros no ambiente escolar e demonstrará de forma intensa como o racismo estrutural opera na nossa sociedade. A experiência que será relatada partiu da percepção de que as colaboradoras da escola eram vistas apenas como “as tias da limpeza e da cozinha”, sem nome e com máscaras, em função da pandemia da COVID-19. A partir deste cenário, organizou-se uma mostra fotográfica e um vídeo com depoimentos sobre as percepções de invisibilidade e racismo no cotidiano escolar.
Com: Paulo Sergio da Silva e Michele Lemmertz, da EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Eixo: Convivência e desenvolvimento socioemocional

1B – O Clube de Cinema e Humanidades
O relato apresentará o trabalho desenvolvido no Clube de Cinema e Humanidades. No grupo, o debate é estimulado através de perguntas provocativas sobre a intencionalidade da obra cinematográfica analisada e da equipe técnica. A partir disso, e das respostas em fluido diálogo entre o grupo, são levantadas questões interpretativas e subjetivas que constroem um olhar do grupo sobre o filme. O espaço do Clube é construído no coletivo, e a escolha das obras, das abordagens e do formato dos encontros parte das demandas do grupo e é por ele decidida, com a mediação da escola, colocando o protagonismo da(o) jovem no centro da prática pedagógica.
Com: André Bertuzzi, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Dupla de relatos 2

2A – Roda dos Sentimentos e Assembleias – Estratégias de fala, escuta e participação das crianças
Este relato apresentará o trabalho desenvolvido nas Rodas de Sentimentos, promovidas com as crianças de 4 e 5 anos, e nas Assembleias, com crianças de 5 e 6 anos. Serão explorados como são proporcionados, durante toda a Educação Infantil, espaços de troca, relações e fala das crianças e para as crianças. Tais espaços vão se consolidando ao longo dos níveis em propostas que promovem a autonomia, a reflexão e a participação.
Com: Carolina Seganfredo Farias e Luiza Castilhos de Oliveira, do Colégio Farroupilha
Eixo: Convivência e desenvolvimento socioemocional

2B – A horta da turma como espaço de cuidado, convivência e empatia
Neste relato, será compartilhado o projeto Tatu-Bolinha, por meio do qual se impulsionou as crianças a criarem uma horta, depois de descobrirem que esse era o habitat ideal para os tatus-bolinhas. As crianças, de 3 anos, que começaram sua vida letiva na escola, construíram um espaço extremamente significativo, cujo cuidado foi feito de forma efetiva, contínua e por meio de muitas trocas. Assim, foi possível construir um espaço que, depois de um ano de pandemia e isolamento, significava cuidado, empatia, trocas, espera, carinho e que fortalecesse o elo de um grupo que estava aprendendo o conceito de conviver, de estar junto.
Com: Gabriela Venturini, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Convivência e desenvolvimento socioemocional

Dupla de relatos 3

3A – O que as pontes podem unir?
Neste relato, será apresentada uma prática cujo objetivo foi identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias, saberes, crenças e princípios de cada estudante e de suas famílias. A partir da leitura do livro A Ponte, de Eliandro Rocha, os estudantes foram instigados a refletir sobre o que uma ponte poderia significar. “Como nasce uma amizade?”, “como definir um bom amigo?”, “como nossas ações atingem os outros?”, “qual a importância das pontes? Elas criam elos ou separações?” foram algumas reflexões realizadas. .
Com: Marcio de Souza Giacomini, Michele Lisbôa Wigner, Raquel Noal Moresco e Luiza Becker Emmel, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Convivência e desenvolvimento socioemocional

3B – Projeto Pequenos Autores, Grandes Histórias!
Neste relato será compartilhado o projeto Pequenos Autores, Grandes Histórias, protagonizado pelas crianças do Nível 2 da Educação Infantil. O projeto oportunizou a exploração de distintos portadores de texto (como livros, catálogos e receitas), em variadas experiências de aprendizagem. Uma dessas experiências envolveu o portador textual “catálogo virtual”, utilizado para registro do mapeamento das árvores frutíferas do Colégio, em parceria com o Laboratório de Biologia. As crianças construíram o catálogo e saborearam uma receita de salada de frutas como atividades de culminância do projeto. Ressalta-se a importância dos projetos, que são criados e desenvolvidos pelas crianças, para promover o protagonismo infantil e a aprendizagem ativa.
Com: Franciele Cascaes Andriotti e Tanilene Sotero Pinto Persch, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Trio de relatos 4

4A – “Troca de turno” (turn-taking) e escuta atenta: aprendendo a ouvir o outro na aula de língua adicional
Este relato apresentará algumas atividades de “troca de turno” (turn-taking) realizadas em aulas de Língua Inglesa, como estratégias que apoiam os estudantes para que aprendam a ouvir e a respeitar o turno de fala dos colegas e dos professores. Assim, busca-se contribuir para a construção do repertório de atividades pedagógicas, a fim de promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas e socioemocionais.
Com: Gian Franco Moretto, do Colégio Farroupilha
Eixo: Convivência e desenvolvimento socioemocional

4B – A reflexão dos estudantes sobre a sua autoestima através de curtas de animação
O relato abordará uma atividade criada com vídeos de curta-metragem de animação, com o intuito de promover com os estudantes reflexões em relação ao autoconhecimento, ao autoconceito e à autoestima. Conceitos esses que estão presentes no eixo identidade da matriz socioemocional da escola. A partir dos curtas Hair Love e Dear Basketball, foram realizados momentos de discussão e escrita sobre suas identidades.
Com: Dioni de Mello Machado, do Colégio Farroupilha
Eixo: Convivência e desenvolvimento socioemocional

4C – O desenvolvimento de competências na Educação Básica: um relato de utilização do sistema RPG (Role Playing Game) no contexto escolar
Este relato apresentará iniciativas e práticas escolares que envolvam a utilização do sistema de jogo de mesa RPG – Role Playing Game (ou jogo de intepretações). A construção e aplicação do jogo, dentro de uma proposta pedagógica, demanda participação ativa dos estudantes. Através da leitura, construção de fichas de personagens, interação e interpretação nas sessões, é possível observar o desenvolvimento de competências (cognitivas, socioemocionais e interculturais) que contribuem para a formação de um cidadão global.
Com: Caroline Baranzeli e Caroline Becker, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Dupla de relatos 5

5A – Minecraft e organização espacial a partir da imigração no Brasil
Neste relato, será compartilhada uma prática realizada com estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, na área de Ciências Humanas. Utilizou-se a ferramenta Microsoft Minecraft para trabalhar temas como a identidade do povo brasileiro, principalmente os imigrantes que vieram para o Brasil, os setores da economia (primário, secundário e terciário), além da organização espacial. Com o desenvolvimento da prática, foi evidenciado que tanto para os educadores quanto para os estudantes houve uma experiência tecnológica com potencial pedagógico muito significativo.
Com: Marcio de Souza Giacomini, Michele Lisbôa Wigner, Vanessa Schvartz Riva e Ederson Luiz Locatelli, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

5B – Reconhecendo formas de relevo no 4º ano do Ensino Fundamental: possibilidades reais e virtuais
O relato apresentará uma prática que teve como premissa combinar currículos da Base Nacional Comum Curricular e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira, de modo a utilizar a tecnologia como complemento ao processo pedagógico da educação básica, sem deixar de seguir o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Para tanto, envolveu a metodologia de trabalho em grupos, por estações, utilizando-se de distintas ferramentas: Estação 01 – óculos de realidade virtual (paisagens do RS com diferentes tipos de relevo); Estação 02 – Chromebook (Google Earth); e Estação 03 – celulares da escola (LandscapAR).
Com: Simone Rodrigues Pinheiro, Antonio Fabiano Fischer da Silva e Henrique dos Santos Moreira, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Dupla de relatos 6

6A – Por que/Para quem existe uma prova? A resolução de situações-problema como caminho de avaliação em Ciências Humanas no contexto do Novo Ensino Médio
O relato abordará o papel da avaliação no contexto do novo Ensino Médio, a partir das demandas e dos desafios próprios da área de Ciências Humanas. A partir da análise de estudo de caso, apresenta-se um novo modelo de prova desenvolvido para o público do primeiro ano do Ensino Médio, focado na resolução de problemas a partir da utilização de competências, habilidades e dos conteúdos trabalhados nos componentes da área.
Com: Diego Brandão Nunes e Fabiana da Costa Montin, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

6B – Projeto Série Policial: interdisciplinaridade por meio de produções cinematográficas
O relato focalizará uma experiência desenvolvida com estudantes do 7º ano, os quais, durante as aulas de Língua Portuguesa, tiveram o prazer de conhecer as principais obras escritas por Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. Motivados por essas leituras, elaboraram produções cinematográficas de mistério, apresentando, no enredo, os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas presentes no currículo dos Anos Finais.
Com: Lizbeth Völker e Rodrigo Woloski, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Dupla de relatos 7

7A – A avaliação além de um número: a Mineração de Dados Educacionais como potencializador da aprendizagem
Neste relato, será apresentada uma experiência de utilização do método de Mineração de Dados Educacionais nas respostas aos instrumentos avaliativos da educação básica. Na avaliação educacional, a utilização de instrumentos avaliativos objetivos (testes e provas) faz parte do cotidiano de boa parte dos professores da educação básica e gera uma grande quantidade de informações. Estas, quando analisadas por meio da Mineração de Dados Educacionais, identificam a evolução e a integração de cada estudante e dos seus grupos no processo avaliativo, potencializando os processos de ensino e, por consequência, de aprendizagem.
Com: Belkis de Oliveira e Junior Frezza, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

7B – Itinerário formativo “Sustentabilidade e Economia”: processo de construção e implementação
O relato apresentará o itinerário, o qual está voltado para a realização de pesquisas, práticas laboratoriais e incubadoras, visando à construção, aplicação e a vivência de conceitos relacionados à educação ambiental, ecologia, matéria e energia, utilizando-se da coleta, organização e análise estatística de dados. A metodologia da construção do itinerário foi mapear pontos de convergência entre as três disciplinas (Matemática, Química e Biologia) de uma maneira que a sustentabilidade fosse abordada em sala de aula. Ao longo do semestre, as aulas foram organizadas em conjunto, e os projetos foram construídos de forma interdisciplinar.
Com:  Beatriz Garcia Lippert e Simone Benvenuti Leite, do Colégio Monteiro Lobato
Eixo: Personalização do ensino e constituição de ambientes plurais de aprendizagem

Dupla de relatos 8

8A – UrbanizAÇÃO e Direitos Humanos: uma construção de Ciências Humanas na plataforma Minecraft Education
Este relato apresentará uma sequência didática de Ciências Humanas que buscou desenvolver a competência acadêmica de compreender as variadas representações presentes nas ações humanas, nas sociedades e nas relações socioculturais. Empregou-se como metodologia a utilização da plataforma educacional Minecraft Education, visando promover um espaço diversificado de aprendizagem, pautado no desenvolvimento da criatividade e da construção coletiva. Os estudantes foram convidados a desenvolver uma cidade planejada no aplicativo do Minecraft Education, a partir do problema: “como podemos realizar o planejamento de uma cidade de modo humanizado, garantido os Direitos Humanos?”
Com: Marla Mendes dos Santos e Rodrigo Barbosa Fagundes, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

8B – Seminário dos Movimentos Sociais: um estímulo ao protagonismo juvenil em escola pública de periferia
Este relato abordará uma experiência didático-pedagógica realizada com os estudantes de Ensino Médio. Realizou-se um evento de caráter formativo voltado para os estudantes, a partir de temas contemporâneos por eles demandados, visando mobilizar e alterar concepções de aprendizagem e do modo de ser-estar no mundo.
Com: Paulo Sérgio da Silva e Eliana Linhares da Silva, da EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Dupla de relatos 9

9A – Conexão Ciência: iniciação à pesquisa científica nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Neste relato, serão compartilhadas as experiências vividas pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental no desenvolvimento do projeto Conexão Ciência entre os anos de 2020 e 2021. O Conexão Ciência é um programa de iniciação científica interdisciplinar do Colégio que visa desenvolver o pensamento científico, a capacidade reflexiva, criativa e investigativa, bem como socializar e disseminar as pesquisas e os estudos de iniciação científica produzidos pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar.
Com: Vanessa de Lima, Gilda Proença, Lizbeth Völker, Margie Basso e Ronaldo Noguez, do Colégio Farroupilha
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

9B – Acompanhamento docente: uma perspectiva da assessoria educacional em tempo de educação remota emergencial
Este relato apresentará a experiência de acompanhamento docente, durante o período pandêmico, de duas professoras assessoras educacionais, especificamente das áreas do conhecimento Ciências Humanas e Linguagens. Para tanto, apresenta-se o acompanhamento docente como um pressuposto necessário para potencializar o planejamento de práticas pedagógicas consistentes. A prática evidencia como este acompanhamento, pautado na gestão compartilhada e no planejamento participativo, pode ser um meio de potencialização das práticas pedagógicas, visando auxiliar no âmbito educacional em meio ao contexto mencionado.
Com: Fernanda Felix de Oliveira, Graziela Zanotta Acosta e Vivian Joseane Bitello Monteiro, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Personalização do ensino e constituição de ambientes plurais de aprendizagem

Dupla de relatos 10

10A – Projeto Planeta Terra: o Minecraft como ferramenta de aprendizagem ativa
O relato apresentará um projeto em que foi recriada uma maquete digital, enfatizando aspectos relacionados à estrutura e ao funcionamento do planeta Terra, conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas de Ciências e Geografia. Estes objetos do conhecimento são relevantes na compreensão de fenômenos naturais como vulcanismo, terremotos, surgimento de rochas e diferentes tipos de solo, que transformam e modelam as paisagens do planeta.
Com: Cristina Marin Ribeiro Gonçalves e Sibila Cruxen Bisso Llantada, do Colégio Monteiro Lobato
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

10B – Nas trilhas do Renascimento: uma experiência de construção de jogos de tabuleiro
O relato apresentará uma experiência de construção de jogos de tabuleiro a partir de obras selecionadas, enfatizando a importância do Renascimento Artístico. A perspectiva metodológica que inspirou essa atividade foi a gameficação, pautada pela utilização de jogos com o objetivo de potencializar o engajamento dos estudantes. Ademais, oportunizou-se aos estudantes a criação dos próprios jogos, conferindo-lhes protagonismo.
Com: Fábio Rosa Faturi, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Dupla de relatos 11

11A – Clube de Educação Financeira
Neste relato, serão compartilhadas as atividades desenvolvidas no Clube de Educação Financeira, desde a criação até a execução. Este clube visa fomentar a exploração de conhecimentos de Educação Financeira que podem impactar a vida dos estudantes. As temáticas partem da análise do orçamento familiar e ampliam-se para uma visão global.
Com: Débora Cristine Frasnelli e Gabriel Gomes Rocha, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

11B – Projeto interdisciplinar de Educação Financeira: gestão de orçamento doméstico
O relato apresentará um projeto realizado com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, os quais, organizados em grupos, são desafiados a administrar as finanças de uma família, a partir de uma renda sorteada: de um a quatro salários mínimos por integrante familiar. Os educandos precisam gerenciar custos como aluguel, alimentação, contas de água e luz, plano de saúde e imprevistos. Além disso, a reflexão sobre a importância do ato de poupar também é estimulada com este projeto.
Com: Aline Maya, Alzira Correa, André Muraro, Artur Gunther, Daniele Fetter, Diogo Santos, Eduardo Massutti, Francielly Ferreira, Giovana Martins, Laura Würzius, Luana Zanon, Patrícia Rocha, Renata Rosa, Rodrigo Woloski, Roger Pereira, Tanara Torres e Vivian Val, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Trio de relatos 12

12A – A criança e a natureza no contexto escolar: experiências de investigação e criação
Neste relato, serão compartilhados projetos de investigação que buscaram responder aos questionamentos trazidos pelas crianças diante de observações dos espaços naturais do Colégio, os quais envolveram temas como aves, árvores e fenômenos naturais diversos. Tais projetos possibilitaram reflexões e práticas sobre a preservação da natureza e contribuíram para o incentivo à curiosidade e à postura investigativa das crianças.
Com: Aline Soster Dias e Wendy Seelig Woltmann, do Colégio Farroupilha
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

12B – A Educação Infantil e a Tecnologia: interação, protagonismo e linguagens nos diferentes campos de experiência
Neste relato, serão compartilhadas experiências envolvendo leitura de livros de literatura infantil; atividades corporais; espaços sensoriais; construção de trilhas; utilização do robô Ozobot; criação de um jogo analógico; utilização do Minecraft Education. A linguagem tecnológica pode gerar novas formas de conhecer, de se relacionar com o mundo, com as pessoas, provocando a criatividade tanto coletiva como individual. O crescente interesse das crianças de 5 anos por experimentar, jogar e criar jogos analógicos ou digitais, consolidando espaços de colaboração entre os Campos de Experiências, é o tema deste relato.
Com: Patrícia Cavedini e Bruna Dutra de Castro, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

12C – Práticas e experiências no ensino da língua estrangeira por meio de projetos na Educação Infantil
Este relato oportunizará aos participantes conhecerem as práticas realizadas na instituição, as quais são embasadas nos princípios da metodologia CLIL – (Content and Language Integrated Learning) e da Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem. Através dos projetos de investigação, incentiva-se uma visão interdisciplinar do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia das crianças. Assim, no âmbito da aprendizagem de uma língua estrangeira na Educação Infantil, ela deve ser contextualizada para essa realidade a fim de que seja significativa, considerando que a criança aprende por meio da observação, das interações, das vivências e das experimentações.
Com: Aura Campos Alibio e Manoela Torres Klauss, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Dupla de relatos 13

13A – GRIT – Grupo Rosariense de Inovação e Tecnologia
Este relato apresentará o trabalho desenvolvido no Grupo Rosariense de Inovação e Tecnologia (GRIT) que oportuniza a realização de projetos inovadores, promovendo experiência de estudo dentro e fora da escola. O Grupo é multidisciplinar e tem como objetivo a resolução de problemas reais com criatividade e colaboração e o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio da cultura tecnológica.
Com: Leandro Silveira e Lucas Martins, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

13B – Diálogos Transformadores: Uma Reflexão Sobre o Uso Responsável Das Tecnologias
Este relato apresentará uma experiência pensada a partir de um dos conceitos trabalhados no componente curricular de Tecnologias e Cultura Digital. O conceito trata do uso das tecnologias de forma responsável. A partir dos diálogos e questionamentos dos alunos, surgiu a proposta de ampliar os estudos para além da sala de aula, estendendo à possibilidade de diálogos com profissionais da área da saúde e especialistas em tecnologias.
Com: Jerusa Solange Santos Lehnen e Márcia Cristina Saretta, do Colégio Monteiro Lobato
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

Dupla de relatos 14

14A – Temperos do mundo: cultura maker impulsionando a aprendizagem dos estudantes
Este relato abordará um projeto interdisciplinar, vivenciado pelos estudantes do 8º ano dos Anos Finais, cujo problema desafiador é “Como elaborar pratos tradicionais da culinária mundial para pessoas com restrições alimentares?”. Os estudantes, durante seu percurso investigativo, são desafiados a elaborarem e cozinharem esses pratos e ainda criarem um álbum de receitas virtual. Durante o projeto, são mobilizados conhecimentos sobre o corpo humano e os hábitos de alimentação saudáveis, cultura e da tradição culinária dos países escolhidos e aspectos nutricionais dos alimentos, entre outros.
Com: Marcelo da Silva, Sabrina Pacheco, Carla Bortolozzo, Greice Quequi, Ronaldo Noguez, Artur Bezzi, Luana Zanon, Carine Bajerski, Priscila Ligoski e Diogo Santos, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

14B – Clube de Ciências online: fomentando o protagonismo do estudante em espaço não formal de ensino
O relato apresentará como o projeto do Clube de Ciências, que possui como foco a experimentação, a formulação de hipóteses, a pesquisa e os debates acerca de temas de interesse dos clubistas e foi desenvolvido no formato on-line. Foram muitas as estratégias que possibilitaram aos estudantes clubistas interagir e exercitar sua autonomia e criatividade na resolução de problemas, estabelecendo a relação entre a teoria e a prática, exercitando, assim, seu protagonismo.
Com: Valéria Ferreira e Pedro Nitschke, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Dupla de relatos 15

15A – Tem um E.T. no seu quintal: Uma experiência do Clube de Astronomia
O relato apresentará uma atividade prática realizada com estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio que participam do Clube de Astronomia, a qual envolveu a separação e identificação de micrometeoritos metálicos coletados em telhados de casas em Porto Alegre. Tal atividade buscou investigar a conexão possível entre os objetos coletados nos telhados com objetos vindos do espaço.
Com: Gentil César Bruscato, do Colégio Farroupilha
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

15B – Voando fora da asa: ações literárias para desautomatizar o olhar
Este relato apresentará ações literárias realizadas no espaço escolar, em outros ambiente que não o da sala de aula regular. O objetivo das ações é refletir sobre como apoiar a formação de leitores, evidenciando o protagonismo dos estudantes, bem como a importância de deslocar, provocar e surpreender o olhar docente e discente por meio da literatura.
Com: Fernanda Borges Pinto, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Dupla de relatos 16

16A – De onde vêm os alimentos?
O relato apresentará um projeto cujo objetivo foi promover a investigação e o estabelecimento de relações acerca do universo dos alimentos, partindo de questionamentos e hipóteses elaborados pelas crianças. Dessa forma, oportunizou a intervenção, a pesquisa e a ação nas múltiplas linguagens.
Com: Jussania Maria Pasqual Pezzi, do Colégio Monteiro Lobato
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

16B – A curiosidade espontânea das crianças no encontro com o outro através do brincar
O relato apresentará o projeto intitulado Chuva de brincadeiras, realizado com uma turma de crianças de 4 e 5 anos. O projeto buscou oportunizar experiências significativas, evidenciando o protagonismo infantil, o brincar no cotidiano, assim como ampliar as relações interpessoais entre as crianças, estimulando diariamente atitudes de participação, acolhida e cooperação. Entre as experiências propostas, oportunizou-se, por exemplo: brincadeiras e explorações com o corpo; brincadeiras com água, texturas e música; construção de brinquedos significativos para o grupo; partilha de um circuito brincante com os familiares; exploração de histórias infantis e textos informativos sobre o tema.
Com: Fernanda de Souza, Rubiane Severo Oliva e Claudio Cesar Ruiz Andrade, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica

Dupla de relatos 17

17A – Sequência didática: a atmosfera e suas conexões conosco
O relato apresentará uma sequência didática, desenvolvida com estudantes do 7º ano, que visou estudar os fenômenos observados na nossa atmosfera e relacioná-los com as mudanças climáticas que estamos causando. A nossa atmosfera tem sofrido os impactos causados pelas atividades humanas ao longo de toda a nossa história. O século XXI, segundo algumas vertentes da geologia e climatologia, pode ser considerado como o Antropoceno, a época geológica caracterizada pelo impacto humano. Cada estudante construiu um scrapbook virtual pelo CANVA, o que possibilitou observar as diferentes escalas espaciais e temporais dos impactos humanos.
Com: Maristela da Silva Dutra e Pedro Peixoto Nitschke, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa

17B – Um assessor reflexivo em tempo de pandemia nas diferentes áreas do conhecimento
O relato apresentará a experiência de assessoria no contexto de pandemia, a qual visou valorizar o potencial de cada educador, identificar o que cada um poderia criar e inovar, propor novas estratégias na resolução de situações-problema e constatar o êxito nas atividades aplicadas pelos educadores.
Com: Lisiane Vanessa Murlick Bertoluci, Maristela da Silva Dutra e Vivian Joseane Bitello Monteiro, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Personalização do ensino e constituição de ambientes plurais de aprendizagem

DAS 11h30 ÀS 12h30 – PAINEL DE ENCERRAMENTO

Trajetórias estudantis: propósitos e inspirações para a docência 
O painel contará com a participação de 4 estudantes ou ex-alunos que compartilharão suas trajetórias, ressaltando o papel da escola e de seus professores no desenvolvimento de suas aprendizagens e seus projetos de vida.
Com:
Artur Schmitz – Colégio Monteiro Lobato
Lucas Padilha – EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Luiza Kampff – Colégio Rosário
Marcella Bertoluci – Colégio Farroupilha

PALESTRANTE