Inscrições abertas: O protagonismo da escola diante de futuros possíveis

Inteligência Coletiva acontece no dia 2 de outubro

No ano em que completa 10 anos de história, a Escola de Professores Inquietos promove a 12º edição do Inteligência Coletiva no dia 2 de outubro. Com a participação de convidados especiais, educadores e pesquisadores de instituições públicas e privadas discutirão o tema “O protagonismo da escola diante de futuros possíveis”.

O evento tem como objetivo explorar as diferentes possibilidades de atuação da escola diante dos desafios globais, considerando as transformações socioambientais que impactam nossa sociedade. Entendemos que as ações locais, protagonizadas pela escola e pelos sujeitos que dela fazem parte, são essenciais para a formação ética e humana de crianças e jovens. 

Assim, nosso compromisso, como educadores, é cocriar futuros possíveis por meio de ações intencionais, em parceria com os estudantes, promovendo um ambiente colaborativo em que todos participem ativamente na construção de práticas inovadoras e sustentáveis.

Para refletir sobre as mudanças no processo educativo em um contexto de transformação, desafios globais, sustentabilidade e ideais de futuro, o evento traz: 

  • Felipe Menezes – Futurista, empreendedor, professor e especialista em tecnologia e inovação há mais de vinte anos. Com mestrado em Design Estratégico e Engenharia, um histórico com grandes empresas como SAP, L’Oréal, Arezzo&Co, Saint-Gobain, Santander e Sicredi, ele é fundador da WTF! School, sócio da Teya Coworking, professor da Unisinos e cofundador do Meu Lar de Volta. Com uma abordagem prática, exemplos autorais e um convite de reconhecimento às potências de cada um, Felipe mostra como a tecnologia pode ser usada para mudar o mundo para melhor.
  • Xênia Filippetti – Cofundadora da Impulse, uma empresa motivada pela paixão de construir um futuro mais sustentável, em que cada ação gera valor real para a sociedade e o meio ambiente. Com mais de 15 anos de experiência, Xênia traz consigo um olhar atento e cuidadoso para a Sustentabilidade Corporativa, sempre buscando soluções que não apenas atendam às demandas das empresas, mas que transformem suas operações de forma significativa e humana. Ao longo de sua carreira, ela conduziu projetos em multinacionais e empresas nacionais, trazendo consigo uma vasta experiência e um compromisso genuíno com a eficiência e o impacto positivo. 
  • Victórya Leal – Aluna de escola pública, natural de Osório (RS), atualmente estuda na Johns Hopkins (EUA), uma das maiores universidades do mundo focadas em pesquisa. A jovem cientista foi a vencedora da 5ª edição do prêmio “Mude o Mundo como uma Menina”, em dezembro de 2023, na categoria “Visionária”.
  • Flávia Twardowski – Professora há 13 anos e atual diretora-geral do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS),  recebeu o prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença 2023 da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, por sua atuação na educação e na ciência. 

As vagas são limitadas e, por isso, as inscrições podem ser encerradas antes do prazo. O evento ocorrerá no dia 2 de outubro, no Teatro da Unisinos POA. 

INSCRIÇÕES AQUI!

Mais informações podem ser obtidas com a equipe da Escola de Professores Inquietos pelo e-mail inquietos@professoresinquietos.com.br